Cuidados e usos das Panelas STEX Cookware

 

As panelas de ferro fundido esmaltado da STEX Cookware foram projetadas para serem robustas e resistentes, ainda assim não estão descartados os cuidados e usos corretos para os produtos.

Apropriadas para fontes de calor diversificadas e usos diversos, como refogar, cozinhar, assar, grelhar e até fritar os alimentos, saber usar corretamente vai aumentar a durabilidade dessas panelas caçarolas.

Apesar de serem muito fortes, as panelas STEX também poderão rachar ou trincar em casos de choques violentos, quedas e inversão térmica bruta (choques térmicos). Por isso, muito cuidado no manuseio.

Seja a Panela Round, a Panela Oval ou a Panela Buffet, todas precisam de atenção nos aspectos referentes à limpeza, usos e manutenção. Veja os cuidados necessários:

 

Limpeza

 

-       O primeiro cuidado a ser tomado é em relação à saúde do próprio consumidor. Portanto, ao comprar a sua panela gourmet STEX não esqueça de providenciar a retirada de todas as etiquetas que estão coladas na panela, e só então realizar a lavagem e secagem antes do uso.

-       As esponjas para lavar as panelas de ferro fundido esmaltado mais adequadas são as que tem espuma de poliuretano e fibra de poliéster. Esse tipo de material são as mais apropriadas porque não riscam as superfícies das panelas.

-       As esponjas tradicionais também poderão ser utilizadas na limpeza da panela, apenas com lado macio. Nunca utilize esponja de lã de aço.

-       A lavagem em máquinas de lavar louça não é indicada, porque os programas podem danificar o material da sua panela gourmet. A STEX aconselha lavagem à mão, com água morna e escova de nylon.

-       Os produtos de limpeza à base de citrinos também poderão diminuir o brilho das panelas, assim como os sucos cítricos. Portanto, evite usar esses materiais para proceder a limpeza dos produtos da STEX.

-       Se algum alimento ficar mais grudado na panela durante a elaboração, a orientação é ferver duas xícaras de água com 4 colheres de bicarbonato de sódio na panela por alguns minutos. Depois utilizar um raspador de panelas (preferencialmente de madeira ou silicone. Nunca utilizar utensílios metálicos) para retirar os resíduos.

 

Fontes de calor

-       As panelas STEK são apropriadas para uso em fogão elétrico, fogão à lenha, cooktops, fornos e até churrasqueiras.

-       Mas ao usar uma panela caçarola de ferro fundido, outra dica importante, especialmente no fogão elétrico e cooktops é tomar cuidado com a intensidade das chamas (desaconselhamos a utilização de fogo alto para cozimento de qualquer alimento).

-       Outro alerta muito importante: as panelas STEX  não devem ser usadas em micro-ondas.

-       Para um melhor aproveitamento, utilize a boca do fogão que tenha um diâmetro mais aproximado do tamanho do fundo da panela. Essa medida vai ajudar na melhor distribuição do calor do fogo.

-       Para fritar, a quantidade de óleo não deve exceder ⅓ da capacidade da panela.

 

Facilitar o cozimento

-       A superfície esmaltada não é indicada para cozinhar a seco. Por isso, os óleos vegetais sempre vão ajudar no cozimento dos alimentos e facilitar a limpeza das panelas.

-       Quando for utilizar a caçarola STEX não é preciso pré-aquecer, deixe apenas o aquecimento acontecer de forma gradual, antes de colocar um alimento para selar ou fritar (fogo médio ou baixo).

-       Ao preparar um alimento, as melhores temperaturas estão entre as chamas baixa e média, porque o ferro fundido esmaltado retém calor muito facilmente. As chamas altas vão facilitar que o alimento grude na panela.

-       Temperaturas mais altas só devem ser utilizadas para ferver água para legumes ou massas. Além disso, também podem ser usadas para redução de molhos e caldos.

 

Manutenção

-       Não armazene o seu jogo de panela caçarola STEX empilhadas. Com o tempo, as panelas quando ficam umas sobre as outras poderão danificar o revestimento esmaltado. Ideal é guardar a panela com a sua devida tampa virada para baixo.

-       Evite também guardar a sua panela de ferro fundido muito próximo ao calor do fogão ou mesmo embaixo da pia da cozinha, onde há muita umidade.

-       Panelas gourmet devem ser guardadas sempre bem secas.

-       Evite usar utensílios de metal na panela de ferro fundido esmaltado, pois poderão arranhar o produto. Os materiais mais adequados para manipular alimentos dentro da panela é a madeira, silicone, bambu ou nylon. Evite também utensílios cortantes.

-       Batedores de metal manuais, como fouets, ou elétricos não devem ser usados na sua panela de ferro fundido esmaltado.

-       Evite também deixar utensílios dentro da panela sem sua devida supervisão. O contato com as paredes da panela poderão derreter ou provocar danos no utensílio.

-       Nunca deixe a panela no fogo sem nenhum tipo de óleo ou outro líquido para proteger o revestimento da panela. É sempre preciso regar o fundo com algum ingrediente.

-       Choques térmicos (inversões bruscas de temperatura, principalmente quente/frio) poderão danificar sua panela. Por isso, evite também colocar a panela de ferro fundido esmaltado muito quente em contato com a água fria, seja jogando o líquido pela parte de cima na tampa ou deixando-a sobre uma superfície molhada.

-       O mesmo vale para quando você quiser levar a panela à geladeira. Para isso, espere a temperatura baixar um pouco. Se a panela já estiver na geladeira e você quiser aquecê-la, tire-a uns minutos antes de levar ao fogo, para a temperatura dela subir um pouco.

 

Outros cuidados

-       Lembre-se sempre de utilizar luvas de proteção ao mexer com panelas quentes. Além disso, também proteja a superfície onde as panelas STEX serão guardadas.

Receba nossas Ofertas e Novidades

Fale Conosco pelo WhatsApp